Atmosfera Explosiva

A atmosfera explosiva é basicamente a presença de elementos inflamáveis no local, entre eles:

  • Hidrogênio.
  • Propano;
  • Etileno.

Além disso, a atmosfera explosiva também é relacionada a presença de fibras, vapores e poeiras combustíveis, que são comuns em indústrias dos mais diferentes setores do mercado, tais como: têxteis, indústrias de papel e celulose, petroquímicas, químicas, farmacêuticas, usinas de açúcar, entre outras, que precisam de um controle efetivo para reduzir as chances de explosão no ambiente fabril, ocorrência altamente grave tanto para os trabalhadores como para o patrimônio. Para isso, é imprescindível a contratação de uma empresa especializada no segmento para a realização de uma inspeção qualificada, para assim obter mais segurança durante as operações industriais.

Atmosfera explosiva, saiba mais

O serviço de inspeção de atmosfera explosiva é fundamentalmente um processo que consiste na avaliação dos equipamentos do local que são expostos a gases e vapores inflamáveis, que podem haver fontes de ignição. Ademais também realiza a classificação das áreas. O serviço de atmosfera explosiva é muito meticuloso, no qual são avaliados os riscos do ambiente e todos os maquinários, tanto elétricos com mecânicos, que são utilizados. Ademais, também passam por manutenção e inspeção procedimentos e materiais de instrumentação.

O processo de manutenção dos equipamentos e aparelhos empregados visa especificamente aplicar dispositivos e mecanismos, que possam torná-los isolados de potenciais fontes de ignição. Todos os maquinários passam por testes para desta forma serem homologados, permitindo assim que eles sejam utilizados em áreas que tenham zonas classificadas. A AUTRONIK COMÉRCIO AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA é especialista em manutenção e inspeção de atmosferas explosivas. A empresa é conceituada no mercado pela qualidade e confiabilidade dos seus serviços.

O que é atmosfera explosiva e como classificá-la?

Quando nos referimos ao termo atmosfera explosiva, queremos dizer que trata-se de locais onde existem a possibilidade de explosão devido à manipulação de substâncias, como mistura de gases, vapores ou ar em determinada quantidade, por essa razão, a classificação e os cuidados necessários devem ser adotados para garantir a segurança de todos os trabalhadores de uma empresa.

Existem muitas empresas ou indústrias que contém fibras explosivas, poeiras, vapores ou gases, por essa razão, é preciso saber identificá-las e mantê-las seguras, pois a ausência de cuidados e obediência às leis vigentes podem acabar em multas, processos judiciais ou pagamento de indenizações por conta dos acidentes de trabalho que podem ser fatais.

Veja a seguir quais os ambientes de atmosfera explosiva que devem tomar todos os cuidados:

  • destiladoras;
  • refinarias de petróleo;
  • cabines de pintura;
  • fábricas de produtos químicos;
  • estações de tratamento de esgotos;
  • fabricantes de tintas;
  • fábricas de alimentos, leite em pó, farinha;
  • postos de gasolina
  • entre outros.

Quais as principais causas da explosão de atmosferas?

Como já visto anteriormente, existem diferentes áreas onde possuem substâncias no ar que, ao entrarem em contato com uma fonte de ignição, geram uma explosão.

Veja quais os fatores que podem gerar a explosão:

  1. Energia estática: pode ser muito perigosa, pois não pode ser vista, por essa razão, é necessário realizar o processo de aterramento, que deve ser feito e testado por profissionais formados em áreas classificadas;
  2. Poeira em grão: o perigo da poeira em grão encontra-se em seu aquecimento. Na presença de uma fonte de calor/decomposição, elas podem liberar vapores inflamáveis e gerar uma atmosfera explosiva;
  3. Corpos de animais: a decomposição de corpos de animais também podem causar incêndios e explosões, isso porque no processo de decomposição de corpos existem milhões de bactérias que metabolizam a matéria orgânica, e geram gases como fosfina (PH3) e metano (CH4), que são combustíveis;
  4. Acúmulo de lixos: o acúmulo de lixo também pode ser muito perigoso, pois eles podem gerar metano, ou as bactérias encontradas podem gerar gás;
  5. Tecido ou fibra: ou tecidos e fibras podem gerar alto risco de explosão, pois assim como os grãos, eles podem ser combustíveis.

Medidas para prevenir atmosfera explosiva

Para prevenir os riscos de explosões em determinados locais, é preciso seguir as orientações de algumas normas, como a NR 33 do Ministério do Trabalho, que devem ser cumpridas e seguidas à risca para que haja a segurança necessária de todos os ocupantes.

Veja as medidas regidas por lei que as empresas devem seguir:

  • elaborar um plano de prevenção contra acidentes em áreas explosivas;
  • identificar as áreas expostas a esse perigo;
  • analisar e classificar riscos encontrados;
  • utilizar corretamente os aparelhos como detectores multi gases e ventiladores à prova de explosão certificados pelo Inmetro;
  • produzir planos de ação emergenciais;
  • monitorar constantemente substâncias combustíveis e inflamáveis;
  • afastar e controlar possíveis fontes de ignição em lugares expostos ao risco.

Vale ressaltar a importância de sempre contratar profissionais ou empresas especializadas nesse tipo de inspeção, assim como a Autronik, que atua há mais de 15 anos no mercado e garante a satisfação de todos os clientes.

Orçamento Rápido!

X

Fale conosco no whatsapp